sábado, 6 de julho de 2013

Rosalba fala em programa de TV sobre projetos do governo

 
A governadora Rosalba Ciarlini foi entrevistada no final desta manhã (3), pelo comunicador Luiz Almir, que apresenta o Programa “O Povo na TV”, na emissora Sim TV. Rosalba começou sendo questionada sobre a razão da morosidade do Programa Sanear RN, lançado no último dia 14 e que objetiva a universalização do saneamento e do abastecimento de água no RN. “Demorou dois anos devido às pesquisas e estudos dos técnicos responsáveis, além disso, a gente sabe que os processos de licitação são demorados”, esclareceu a governadora. Ainda segundo ela, o Sanear RN conta com um investimento de R$ 900 milhões, recursos já garantidos e que vão ser aplicados para deixar, pelo menos, 80% do estado saneado.

Rosalba também lembrou que já existe muita obra sendo licitada, inclusive, obras em andamento, como as ligações dos bairros de Nova Descoberta e Morro Branco. “Nesses bairros, os canos foram instalados, mas a ligação para uma estação de tratamento, nunca foi feita e é isso que estamos fazendo isso agora”, completou Rosalba.

Outro ponto abordado pelo apresentador foi o Pró-Transporte, projeto de mobilidade urbana que vai beneficiar a Zona Norte de Natal e que teve seu processo licitatório encerrado no dia 19 de junho. "A obra do Pró-Transporte será executada, temos recursos assegurados e todas as licenças necessárias já foram retiradas”. Com o encerramento da licitação, a Caixa Econômica Federal terá um prazo de até 20 dias, após o envio dos documentos, para enfim autorizar o repasse financeiro, possibilitando ao Governo do Estado expedir a ordem de serviço. A expectativa é que as obras sejam iniciadas até agosto deste ano.

Luiz Almir perguntou sobre as obras inacabadas do Governo. Rosalba garantiu que a UERN será retomada em agosto, e o saneamento de João Câmara, ação iniciada no governo passado, também foi retomado: “Estou terminando tudo aquilo que não foi concluído nos governos anteriores e o saneamento de João Câmara é um exemplo, o serviço está sendo concluído e eu vou entregar 60% de saneamento e também a Estação de Tratamento da cidade, até o fim do ano estará tudo pronto”.

Sobre o prolongamento da Prudente de Morais, Rosalba foi taxativa: “Só faltam 5% para terminar essa obra. Chamamos a atenção da empresa responsável e, se em 15 dias  os serviços não forem retomados,   chamaremos outra empresa”. Ainda falando sobre mobilidade, a governadora citou o projeto do novo Gancho de Igapó e a duplicação da Reta Tabajara: “Tive uma audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, e ele me mostrou um projeto inicial de como será o Gancho. Ele também garantiu a obra de duplicação da Reta Tabajara, que inclusive teve sua licitação lançada ontem (2)”, afirmou Rosalba.

Rosalba Ciarlini expôs sua opinião sobre os protestos: “Eles estão indo às ruas, em sua maioria, pacificamente, mas eu repudio qualquer ato de vandalismo ou ações que prejudiquem a população. A democracia é um direito de cidadão de manifestar de forma pacífica”. Ainda falou sobre a superlotação dos hospitais de atendimento de urgência, como o Monsenhor Walfredo Gurgel e o Santa Catarina, em Natal, que poderiam ser evitadas se os prefeitos investissem na criação de postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), como fez Macaíba. “Macaíba está de parabéns, a UPA está funcionando bem e realizando uma média de 300 atendimentos ao dia”, encerrou Rosalba.
 
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assecom-RN: (84) 3232-5204 / 5152

Nenhum comentário:

Postar um comentário