A Governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, assinaram, no final da manhã desta segunda-feira (04), a ordem de serviço para o início das obras do Pró-transporte, beneficiando a Zona Norte de Natal, região que concentra mais de um terço da população da capital e de grande potencial econômico.
A chefe do Executivo Estadual afirmou que a ordem assinada consolida o resgate da credibilidade do Rio Grande do Norte porque “é mais uma ação estruturante que beneficiará não só motoristas, mas dará fluidez à mobilidade de toda a população da região”.
Com investimentos de R$ 88 milhões (Caixa Econômica Federal), a Zona Norte de Natal ganhará a mobilidade tão reivindicada e o estímulo ao desenvolvimento da região, que será a porta de entrada para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, considerado um dos novos hubs nacionais.
Vencedora da licitação e responsável pela execução dos serviços de engenharia, a IM Comércio e Terraplenagem LTDA. tem 24 meses para conclusão da construção.
“Foram muitas barreiras para realizar estas obras. A Governadora, nesta gestão, reconquistou crédito e está concluindo e retomando obras há muito tempo paralisadas”, disse a secretária Kátia Pinto.
O Pró-transporte terá obra iniciada na próxima quarta-feira (06), com intervenções nos 3 primeiros quilômetros da Av. Moema Tinoco, no trecho de estrada carroçável sentido BR 101. As primeiras atividades serão de limpeza da área e terraplenagem. De acordo com Kátia Pinto, os imóveis que necessitarem de desapropriação serão ressarcidos por meio da Caixa Econômica Federal.
O Pró-transporte terá dois grandes eixos em pista dupla. O primeiro, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, terá o Viaduto da Redinha, na saída da Ponte Newton Navarro, seguindo com a reestruturação do trecho entre as avenidas Conselheiro Tristão e Moema Tinoco, na altura da fazenda de França. Todo o trajeto será duplicado. Já o segundo trecho, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo as avenidas das Fronteiras, Rio Doce, Tocantínea, finalizando no entroncamento da Moema Tinoco.
O ponto alto dos serviços está relacionado à mobilidade de pedestres e da valorização do transporte público; serão implantados corredores exclusivos para ônibus, novos abrigos de espera, uma ciclovia de 11 quilômetros e passeios públicos padronizados que eliminarão irregularidades, facilitando o cotidiano de pessoas com mobilidade reduzida.
Sobre o Pró-transporte
É uma iniciativa do Governo Federal, que permite financiar obras que objetivem a implantação de melhorias no transporte público urbano e na mobilidade urbana de uma região, através de convênios com Governos Estaduais e Prefeituras Municipais.
Em 2005, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, firmou contrato no valor de R$ 57 milhões junto ao Governo do Rio Grande do Norte, em convênio com a Prefeitura. Até Dezembro de 2011, o viaduto da Avenida das Fronteiras foi o único a ser concluído, parcialmente, através da Prefeitura de Natal.
Com o fim da vigência do convênio entre o Estado e o Município, em 31 de dezembro de 2011, o Governo do Estado, em acordo com a Prefeitura de Natal, solicitou em março de 2012 à Caixa Econômica a alteração do Agente Promotor, para que as obras do Programa Pró-transporte ficassem a cargo da gestão estadual.